top of page

Posições para amamentar o bebê

O momento da mamada é único e merece uma preparação toda especial. Existem algumas técnicas que ajudam a mamãe a achar a posição correta para acomodar o bebê e facilitar a pega.

A posição correta para amamentar é um dos fatores essenciais para o sucesso da amamentação, pois além de garantir o conforto da mãe, também ajuda o bebê a extrair melhor o leite materno, evitando problemas comuns como as rachaduras no mamilo.



Existem algumas posições mais comuns, mas nada impede mãe e bebê de acharem uma forma mais agradável de se acomodar na hora da mamada. A posição ideal é aquela onde ambos ficam confortáveis!


Uma dica super importante:

Para ter uma boa pega, a boca do bebê deve ser levada em direção ao mamilo, e não o contrário. A mãe deve posicionar o polegar acima da aréola e o indicador abaixo, formando um ‘C’. Ao mamar, a boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios para fora, abocanhando quase toda a aréola e não somente o bico do peito


6 posições mais recomendadas para amamentar:


1) Posição Tradicional: Sentada com o bebê no colo

Nesta posição deve-se colocar o bebê deitado no colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na da mãe, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpinho. Para ajudar a manter a altura correta, conte com travesseiros ou almofadas de amamentação.


2) Posição Invertida

Se estiver se recuperando de uma cesárea ou se tiver seios grandes, a posição invertida pode ser mais confortável para amamentar. Esta posição pode ser mais fácil de manter, pois evita que o peso do bebê fique sobre seu abdome. Com o cotovelo dobrado, segure o bebê ao seu lado, embaixo do braço, e segure a cabeça dele com a mão aberta, colocando seu rosto em direção ao seio. As costas do bebê ficarão sobre seu antebraço, como se você estivesse segurando uma bolsa de mão ou uma bola de futebol americano. Com a outra mão, apoie a mama, fazendo um “c” com seus dedos. Essa posição também facilita a amamentação de bebês prematuros e é assim que as mães de gêmeos conseguem amamentar dois ao mesmo tempo!


3) Posição transversal

Esta é uma das melhores posições para sua primeira amamentação. Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável, com apoios para os braços, e mantenha a coluna reta. Coloque o bebê deitado à frente do seu corpo, com sua barriga tocando a dele. Segure o corpo do bebê com o braço oposto à mama que irá oferecer. Use o braço direito para amamentar com o seio esquerdo e o braço esquerdo para o seio direito. Apoie a cabeça do bebê com a mão aberta e, com a outra mão, apoie seu peito por baixo, segurando-o em formato de “u”. Leve a boca do bebê delicadamente até o peito. Não há necessidade de se inclinar para frente ou arquear as costas. O ideal é aproximar o bebê da mama com seu braço. Esta é uma boa posição para ajudar o bebê a pegar o peito corretamente, pois facilita o posicionamento adequado da cabeça, apoiando o pescoço do bebê entre seus dedos e o polegar.


4) Posição Sentada, com o bebê na posição "cavalinho

O bebê fica sentado em uma das pernas da mãe, como se estivesse “montado”, com a cabeça de frente para a mama. Sustente a cabecinha dele com uma das mãos sob a nuca. A posição facilita a pega na parte inferior da aréola. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.


5) Posição Deitada de lado na cama

A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea. Deite-se confortavelmente de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando o corpo dele com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê. Depois que ele pegar o peito, você pode usar um braço para apoiar a si mesma e o outro para apoiar o bebê

Atenção: tome muito cuidado para não pegar no sono!


Dicas para todas as posições de amamentação


1) Tenha apoios para seu corpo. Escolha uma poltrona ou cadeira com apoio para os braços e use almofadas ou travesseiros para apoiar os cotovelos. Os apoios da poltrona sozinhos não serão suficientes. Talvez um apoio para os pés seja uma boa ideia, mesmo que improvisado.

2) Apoie o seio. Sua mama provavelmente estará mais pesada, pois ficará cheia de leite. Use suas mãos para apoiá-la enquanto amamenta. Não segure o mamilo ou aréola com os dedos, pois o bebê pode acidentalmente tentar mamar em seus dedos. Se tiver seios grandes, você pode tentar colocar uma toalha enrolada ou cobertor sob o seio que usará para amamentar, de modo que o mamilo fique em um ângulo reto em relação à boca do bebê.

3) Apoie o bebê. O conforto e a segurança do bebê são o principal para que ele mame bem. Use seu braço ou sua mão para segurá-lo no lugar ou coloque um cobertor ou travesseiro como apoio para a cabeça do bebê, mantendo-a na altura do peito. Você também pode colocar um travesseiro sobre seu colo e o bebê em cima, para que ambos sintam-se mais confortáveis – essa dica é essencial se você passou por uma cesárea.

4) Alterne posições de amamentação. Isso ajudará a prevenir dores nos mamilos, empedramento nos ductos lactíferos e infecções nas mamas.

5) Troque de seio. Quando o bebê esvaziar um seio, ofereça o outro ou comece a próxima mamada com o seio que estiver cheio. Essa dica ajuda a aumentar a produção de leite e prevenir a mastite.

6) Relaxe. É importante que você relaxe antes e durante a amamentação, pois isso tornará a experiência mais agradável e melhor para você e seu bebê. A amamentação é uma oportunidade maravilhosa de criar laços com o bebê e, com a pega certa, também será uma experiência prazerosa para você.

A experiência de amamentar é diferente para cada mulher e é normal ter dificuldades no começo. Quanto mais você amamentar, mais fácil será a cada mamada!


Na loja Filó Baby você encontra lindas roupinhas da Carters e produtos da Skip Hop!



78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page