top of page

Como lavar a roupa de bebê?

O enxoval de bebê está quase pronto, a gravidez está em estágio avançado e você precisa começar a lavar as roupas do bebê e peças do enxoval! Porém, você não sabe como fazer e nem por onde começar!! Calma, vamos ajudar com dicas valiosas!!




Papais e mamães de primeira viagem costumam ter sempre a mesma dúvida clássica: “como lavar roupa de bebê?”. Afinal, as roupinhas dos pequenos são bem diferentes das roupas que o resto da família usa e, por isso, precisam sempre de alguma atenção especial.

O sabão usado, o ciclo de lavagem escolhido, o local para secar e os cuidados na hora de guardar no armário são fatores que precisam ser levados em consideração nessa tarefa tão prazerosa!

O indicado é que as roupas comecem a serem lavadas a partir da 30ª semana de gestação.


1) Que roupinhas do enxoval de bebê devo lavar primeiro?


Para começar a lavagem é indicado como primeiras peças as maiores, ou seja:


  • Cobertores

  • Lençóis

  • Edredons

  • Mantas

  • Toalhas

  • Fraldas de Pano

Logo em seguida as roupas menores de tamanhos RN ou P devem ser lavadas, afinal elas serão as primeiras a serem utilizadas e precisam estar limpas para que a mamãe possa montar a mala para a maternidade.

Sim, tudo o que o bebê for usar deve ser lavado corretamente antes!


2) Tenha um balde separado para as roupas do bebê


Se você tem o costume de colocar as roupas em molho num balde antes de levá-las para a máquina, compre um balde especial apenas para as roupas do bebê.

Tomando esse cuidado, você evita que as peças tenham contato com os resquícios químicos de produtos de limpeza e sabão abrasivo que podem estar mesmo que em pequenas quantidades nos outros baldes da casa.


3) Pode lavar roupa de bebê na máquina?


As roupas do bebê, em sua maioria, podem sim ser lavadas na máquina. O importante é tomar os cuidados necessários e tratar as roupinhas delicadas com a atenção que merecem.


É importante higienizar a máquina de lavar antes de utilizar já que podem acumular sujeira, fiapos de roupa e resquícios de sabão em seu interior.


Aprenda com o nosso passo a passo como lavar sem danificar as roupinhas:


Passo 1: Separe as roupas de bebê

As roupinhas do seu filho devem ser lavadas separadas das roupas dos adultos e dos irmãos mais velhos, pois o contato com a sujeira dessas outras peças deve ser evitado para preservar a saúde do bebê.

Além de separá-las das roupas do resto da família, separe as roupinhas brancas das coloridas para evitar manchas na lavagem.


Passo 2: Leve à máquina no ciclo de lavagem delicado

Na hora de aprender como lavar roupa de bebê, existe um passo muito importante que não pode ser esquecido: a escolha do ciclo de lavagem delicado. Isso porque as roupinhas da criança podem ser danificadas se forem esfregadas com muita intensidade ou se forem esticadas.

Algumas máquinas mais modernas até possuem o modo “roupas de bebê”, que você pode usar também.


Passo 3: Use apenas sabão neutro

O sabão neutro deve ser prioridade na hora de lavar as roupas de bebê pois ele agride menos os tecidos e reduz as chances de alergias ou irritações na pele das crianças. Uma ótima alternativa é o sabão de coco!

A opção mais recomendada é o sabão em sua versão líquida, mas você pode usar o sabão em pó também. Amaciantes devem ser evitados por conta do seu cheiro forte. Se não quiser abrir mão do produto, escolha linhas que são específicas para as roupas de bebê.


Passo 4: Enxágue e centrifugue bem

É importante se atentar, após o enxágue, se não há nenhum resquício de sabão nas peças de roupa. Isso pode acontecer se for utilizada uma quantidade maior do que a indicada. Caso isso aconteça, repita o enxágue para garantir que a roupa está livre desses elementos, pois podem irritar a pele e o nariz do bebê.

Se a sua máquina tem a função de centrifugação e secagem, as peças podem passar tranquilamente por este processo também.


4) Passe as roupinhas em temperatura média


Passar as roupinhas do bebê é muito importante. O ferro quente ajuda a eliminar germes que podem estar no tecido das peças. Para isso, use o ferro em temperatura média para não danificar as roupas do bebê.

Passar as roupas é essencial, mesmo que a mamãe não consiga pelo peso da barriga, pode pedir à vovó, titia ou mesmo pagar alguém para ajudar.


5) Ler a etiqueta é uma obrigação!

A etiqueta das roupas funciona como um verdadeiro manual de instruções, pois é ela que vai nos mostrar como lavar as roupas do bebê apropriadamente. Por isso, não deixe de checá-la antes de fazer a primeira lavagem. Algumas, inclusive, podem te mostrar que não podem ser levadas à máquina de lavar roupas. Fique atenta!


6) Coloque-as para secar em local apropriado


O dia ideal para lavar as roupas de bebê é aquele em que o dia está quente e com sol, para que a roupa seque no mesmo dia e assim evitar algum bichinho e cheiros desagradáveis. Caso não seja possível e o tempo estiver chuvoso, o melhor é lavar e deixar em uma área arejada para secar sem que fique com cheiro de umidade ou mofo. Se a sua casa não tem uma área grande, então lave aos poucos ou na casa de alguém que tenha um bom espaço para tal.


7) Agora que estão lavadas, guardo na cômoda?


Se você estiver com o quarto pronto, sim! Se não for o caso, guarde em algum outro armário limpo. Mas, uma dica importante para guardar as peças do enxoval de bebê é usar os envelopes para maternidade, assim evita que as peças entrem em contato com o pó.

Se ainda não tiver envelopes use sacos plásticos pequenos para embalar as peças! Em casas de embalagem é fácil de encontrar saquinhos de todos os tamanhos!


Agora você já sabe como lavar roupas de bebê, aproveite esse momento, ele é único! Fotografe o varal cheio de roupinhas pequenas e coloridas, será uma bela recordação da gestação.


Mas, e aí: como você lava as roupas de bebê na sua casa? Faz alguma coisa diferente ou tem alguma dica especial? Conta aqui nos comentários que vamos adorar a sua contribuição!


Confira no link abaixo todo o enxoval para o seu bebê


https://www.filobaby.com.br


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page