top of page

Você sabe como aliviar as cólicas em recém-nascido?

Atualizado: 4 de fev. de 2021

Sabe quando o bebê franze a testa e chora de forma aguda e incessante? Esse é um indicativo de que ele pode estar com cólica. Vamos ajudar a você identificar se o bebê está com cólica, quais são as principais causas e como aliviar as cólicas no recém-nascido.



A cólica costuma aparecer a partir da segunda semana de vida, é transitória e normalmente desaparece espontaneamente após o terceiro ou quarto mês de vida. O desconforto normalmente aparece no final da tarde ou durante a noite. Quando acontece, o bebê chora por um longo período de tempo, fica irritado, agitado e não consegue dormir bem.


Apesar de ser chatinha, ela é benigna na maioria das vezes e muito comum: afeta cerca de um em cada cinco bebês, portanto você não precisa se preocupar.


Não é muito fácil identificar o choro de cólica logo de cara, portanto, quando o bebê começa a chorar, é bom checar como está a fralda, ver se ele mamou, se está com frio, calor ou febre antes de concluir que ele está com cólica.


Alguns sinais podem ajudar a identificar se o bebê está com cólica:


· Bebê com um choro intenso e sem associação a outros fatores como fralda suja ou fome

· Bebê pode puxar as pernas para cima, cerrar os punhos e mover mais as pernas e os braços

· Bebê pode fechar e abrir os olhos, franzir a testa e até prender a respiração

· Pode haver um aumento da atividade intestinal

· O choro de cólica pode se manifestar quando o bebê está comendo ou dormindo.


E quais são as causas da cólica no bebê? Abaixo algumas causas:


· Imaturidade intestinal: devido ao pouco tempo de vida, o sistema digestivo do bebê é

imaturo nos primeiros meses. Sendo assim, durante esse período podem acontecer

movimentos intestinais desordenados, ocasionando o desconforto.

· Intolerância à proteína do leite ou à lactose: Existem pesquisadores que acreditam que a cólica pode ser resultado de uma alergia à proteína do leite (ou intolerância à lactose) em bebês que se alimentam de fórmula. Mães que amamentam seus bebês precisam tomar cuidado com a alimentação, pois o tipo de nutriente ingerido (como por exemplo leite, amendoim, ovos e soja) pode contribuir para o surgimento de cólica no pequeno.

· Não colocar o bebê para arrotar: Não colocar o bebê para arrotar faz com que ele não consiga liberar o ar absorvido, o que pode facilitar o aparecimento de cólica.

· Mãe fumante: Existem estudos que relacionam que mães que fumaram durante ou após a gestação são mais propensas a terem bebês com cólicas.

· Estresse materno: Alguns estudos sugerem que o estresse materno também está associado às cólicas. Dessa forma, a mãe precisa procurar relaxar e precisa do apoio familiar, pois a rotina com um bebê novo é complicada para qualquer mulher.


Você sabe como aliviar as cólicas do bebê? Aqui vamos dar algumas dicas importantes:


· Mantenha a calma, pois a ansiedade dos pais pode ser percebida pelo bebê

· Massagear a barriguinha do bebê com movimentos circulares, com o auxílio de um óleo infantil ou creme hidratante.;

· Aquecer o abdômen com uma bolsa de água quente, tendo cuidado para não deixar muito quente, de forma a evitar queimaduras;

· Com o bebê deitado de barriga para cima, empurrar as perninhas em direção ao abdômen, de forma a comprimir ligeiramente a barriga;

· Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê;

· Colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada;

· Dar um banho morno no bebê;

· Colocar o bebê em contato com a pele de um dos pais;

· Preferir amamentar o bebê em vez de dar a mamadeira;

· Usar medicamentos que estimulem a liberação dos gases, como a simeticona em gotas, mas apenas só pode ser utilizado com recomendação médica.


A cólica do bebê pode durar horas, sendo bastante desgastante não só para ele quanto para a mãe. Por isso é importante não passar por esse momento sem ajuda. Isso porque pode ser necessário contar com o auxílio de outra pessoa para lhe tranquilizar e encorajar, além de ficar um pouco com o bebê nos períodos mais difíceis.


Também é importante descansar nos momentos em que o bebê descansa. Isso lhe ajudará a ter mais energia para cuidar dele quando precisar.


Confira alguns produtos fundamentais para os cuidados do seu bebê no link abaixo:


https://www.filobaby.com.br/cuidados-com-o-beb



19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page