top of page

12 dicas para ajudar seu bebê dormir

Atualizado: 22 de dez. de 2020

Quando se trata de trazer um recém-nascido para casa, o que passa pela cabeça da maioria dos pais é o sono. Quanto tempo eles vão dormir por dia? O bebê dorme bem? E o que você pode fazer para incentivar um recém-nascido a dormir a noite toda?


Existem algumas dicas que você pode fazer para tentar garantir o sono do bebê e consequentemente da mamãe!


1. Tente colocá-lo para dormir entre 19h e 19h30. Você sabia que o seu filho tem o sono mais profundo entre às 20h e 00h? Isso quer dizer que, se ele passa das oito fora da cama, ele não vai dormir o suficiente e isso pode fazer com que ele acorde mais vezes durante a noite.


2. O bebê deve dormir sozinho no berço desde que nasce, pois é mais confortável e seguro, já que dormir na cama dos pais pode se tornar perigoso, porque os pais podem machucar o bebê durante o sono. E dormir no chiqueirinho ou na cadeirinha é desconfortável e provoca dor no corpo. Além disso, a criança deve dormir sempre no mesmo lugar para se acostumar com a sua cama e conseguir dormir mais facilmente. Assim, os pais devem colocar o bebê no berço ainda acordado para que aprenda a pegar no sono sozinho e, quando este acorda não se deve tirar logo o bebê da cama, a não ser que esteja desconfortável ou sujo, devendo-se sentar ao lado do berço e conversar baixinho com ele, para que entenda que deve ficar ali e que é seguro para si.


3. Criar um ambiente confortável no quarto. Na hora de dormir, o quarto do bebê deve estar nem muito quente, nem frio, e deve-se reduzir o barulho e a luz do quarto, devendo-se desligar a televisão, o rádio ou o computador. Um edredom quente, um bicho de pelúcia fofo, uma camiseta com seu cheiro, tudo isso ajuda para se sentirem mais seguros. Isso tudo pode ajudar a trazer mais conforto durante a noite. Outra dica importante é desligar luzes fortes, fechando a janela do quarto, porém, pode-se deixar uma luz de presença, como uma lâmpada de tomada, para que a criança, caso acordar, não se assuste com o escuro.


Importante: Crianças com problemas respiratórios, como alergias ou bronquite, não devem dormir com bonecos de pelúcia.


4. Crie uma rotina. Uma rotina simples e consistente é reconfortante para o seu filho. Isso pode incluir um banho quente, uma história ou uma música. Fazer a mesma coisa todas as noites vai prepará-lo e ele vai saber que é hora de dormir.

Para o bebê adormecer rápido e conseguir dormir por mais tempo é fundamental que aprenda a distinguir a noite do dia e, para isso, os pais devem durante o dia ter a casa bem iluminada e fazer o barulho normal do dia, além de brincar com a criança. No entanto, na hora de dormir, é importante preparar a casa, reduzindo as luzes, fechando as janelas e diminuindo o ruído, além de definir uma hora para dormir


5. Dar banho antes de dormir. Normalmente o banho é um momento relaxante para o bebê e, por isso, pode ser uma excelente estratégia para utilizar antes de ir para a cama, já que ajuda o bebê a adormecer mais rápido e dormir melhor. Fazer uma massagem relaxante na hora de deitar também é uma excelente forma de ajudar o bebê a adormecer e dormir mais durante a noite.


6. Mudar a fralda antes de dormir. Quando os pais vão deitar o bebê para dormir devem trocar a fralda, limpando a região genital para que a criança se sinta sempre limpa e confortável, já que a fralda suja pode-se tornar desconfortável e não deixar o bebê dormir, além de poder provocar irritação na pele.


7. Mantenha o sono em dia. Você pode achar que seu filho precise de menos sono se ele está acordando mais vezes durante a noite, mas, na verdade, ele pode estar precisando de mais. Os bebês precisam, em média, de 10 a 14 horas de sono por dia e isso inclui a soneca da tarde.


8. Mudança de hábito. Se o seu filho passou de dormir a noite inteira para, de repente, começar a acordar como um bebê novamente, certifique-se se alguma coisa mudou no mundo dele. Um irmão novo, mudança de creche ou começou a treinar para ir ao banheiro sozinho. Isso tudo pode fazer com que ele regrida um pouco na hora do sono. Se você identificar alguma mudança, tente trabalhar em cima disso com ele.


9. O ajude a processar o dia. Às vezes, os bebês acordam durante a noite porque não conseguem processar algumas coisas, então continuam pensando, sem conseguir relaxar. O que pode ajudar é falar sobre os acontecimentos do dia antes de dormir enquanto você o veste ou escova seus dentes. Isso vai ajudá-lo a processar e entender as experiências do dia, assim ele consegue ficar em paz.


10. Pesadelos. Se ele acordar de forma violenta e gritando, pode estar sofrendo com pesadelos. Terror noturno é um enigma, mas acontece na infância, principalmente com bebês. Ele pode estar com os olhos abertos, mas, na verdade, está dormindo ainda. O ideal para lidar com isso é não tentar acordá-lo e esperar passar. Acordar seu bebê significa deixá-lo chateado e mais confuso, o que pode dificultar para dormir novamente.


11. O incentive a gastar energia durante o dia. Crianças precisam gastar energia antes de dormir. É importante que ele não fique só sentado ou na frente da televisão. O ajude a cansar correndo, brincando.


12. Quando se deitar o bebê para dormir, mesmo que seja para fazer uma sesta, deve-se sempre vestir um pijama confortável para que o bebê aprenda qual a roupa que veste na hora de ir para a cama. Para garantir que o pijama é confortável deve-se preferir uma roupinha de algodão, sem botões ou fios e sem elásticos, para não machucar nem apertar a criança.


Os macacões e pijamas da Carters são ideais para o seu bebê, pois são feitos de algodão: suave para a pele do bebê e respirável para mantê-lo confortável durante a noite inteira.


Confira os macacões e pijamas disponíveis na Loja Filó Baby para o seu bebê ter um sono mais tranquilo!


https://www.filobaby.com.br/



90 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page